Pular para o conteúdo principal

Franquia de Sucesso : Velozes e Furiosos



Velozes e Furiosos


Tudo começou em meados de 2002, quando um filme sem nenhuma grande estrela até então surgiu em trailers com muitas cenas de ação.


Um grupo de ladrões de peças de carro e muita correria e cenas de tirar o folego com carros tunados. Muitos acreditavam que seria um grande fracasso, mas não foi. Foi assim que a franquia Velozes e Furiosos começou e ganhou vida, comVin Diesel até então poucos o conheciam e Paul Walker que era um total desconhecido.


O filme trazia também Michelle Rodriguez que ja era um pouco conhecida e também porque no mesmo ano foi lançado outra franquia da qual ela faz parteResident Evil .


O enredo em sim não era muito inovador mas o que foi novo mesmo, foi o um dos primeiros ( senão o primeiro ) filme de ação com carros tunados. O que na epóca era totalmente diferente do que se via. Filme não foi um show de bilheteria e nem chegou na casa do bilhão , mas foi o suficiente para que a Universal Studios desse carta branca para uma sequência.






Sequências desastradas e um novo rumo


Uma vez um filme feito sucesso no cinema, logo se imagina em fazer uma sequência, lógico que tudo isso é normal. até porque todo grande Estúdio quer fazer dinheiro mas nem sempre uma continuação é bem sucedida.

     

Mais Velozes e Mais Furiosos foi uma delas. Com um baixo orçamento ( bem menos que o anterior ) o longa se baseava em Brian O Connor (PaulWalker)

e não contava mais com Vin Diesel que deixou a franquia mesmo com enorme sucesso do primeiro filme. Nesse filme entram para franquia Tyresse Gibson,Ludacriss e Eva Mendes. Com a fraca recepção feita pelos fãs do primeiro filme , parecia que era o fim de Velozes e Furiosos.


     

Mas ai entra em cena um diretor que niguem dava nada por ele. Justin Lintinha a dura missão de trazer de volta o publico do primeiro filme e fazer com que novos fãs gostassem dessa franquia. Lin resolveu então criar um ambiente novo , fora dos EUA e colocou o filme rumo a Tóquio.



Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio era a ultima chance que o filme tinha, pois a Universal Studios não investiria mais nessa franquia senão fizesse bonito nos cinemas. Bom o filme tinha um novo protagonista, era bem mais focado para o publico Jovem e não foi tão mal nas bilheterias e ainda tinha uma cena surpresa com vin Diesel surgindo na ultima cena do filme, o que deixou a entender que o filme poderia render mais um tempo ainda nos cinemas.

       


Lin comprou a ideia de querer reunir a antiga galera de Velozes e Furiosos e não foi tão facil assim, pois Diesel e Walker estavam bem dificeis de quererem retorna para uma franquia do qual eles achavam que ja tinha dado tudo de si. Mas o filme fezbonito nos cinemas e reuniu toda galera e trouxe até Michelle Rodriguez eJordana Brewster de volta.


       


Uma questão que foi levantada em Velozes e Furiosos 4 , era porque o personagem de Sung Kang que havia morrido no terceiro longa, estava no quarto filme ?. 

 

Lin respondeu várias ezes essa pergunta e disse que não se tratava de uma continuação do terceiro filme e sim do segundo, o que deixou muitos confusos e quase pôs tudo a perder porque era uma ideia dificl de ser comprada. Mas ai o filme nos leva a mostra o que aconteceu com aqueles personagens do primeiro filme. Vin Disel, Paul Walker, Micdhelle Rodriguez e Jordana Brewster estavam lá. O que alavancou a franquia e afez ser a mais bem sucedida até então.



Com isso logo surgiu a ideia de se tentar fazer novas sequências e dessa vez com Vin e Paul no elenco. E ai vem a ideia de se filmar no Brasil.



Sucesso Definitivo
Velozes e Furiosos 5- Operação Rio foi um dos melhores filmes da franquia. Fez sucesso mundial e fez com que uma franquia antes declinada ao fracasso se elevasse ao mais alto nivel. E o filme ainda tinha novidades que deixaram os fãs muito felizes , que foi a volta de Letty ( dada como morta no quarto filme) e a entrada de Dwayne Johnson na franquia. O filme em sua cena final ja mostrava que haveria espaço para um setxto longa e claro a Universla estava feliz demais com o resultado nas bilheterias e a aceitação do publico com o elenco e com a franquia.


     




Então em 2013 chega nos cinemas Velozes e Furiosos 6 que tinha o elenco completo do quinto filme e com mais cenas de ação do que nos ultimos filmes.

             



Com cenas de ação e um enredo voltado para Letty , o longa tinha um vilão que era dificl de ser detido Owen Shaw ( Luke Evans ) e que é o filme que se pode dizer que coloca todas as pontas soltas nos longas anteriores. Isso inclui a misteriosa morte de Han no terceiro filme e o surgimento daquele que esta para ser o maiior vilão da franquia Jason Staham como o responsável pela morte de Han. 

      


Com isso Velozes e Furiosos e´uma franquia que teve altos e baixos mas que se superou e agora esta na lista das franquias mais bem sucedidas do cinema moderno.


     


Comentários