Pular para o conteúdo principal

Franquias de Sucesso - Batman

Batman 



Um filme que revolucionou nos cinemas em sua época e que fez acreditar que era possível se fazer um bom longa metragem sobre o Homem Mocergo.

Já começo esse artigo agradecendo a Tim Burton , que muitos não o reconhece como um òtimo diretor mas senão fosse por ele e a Warner Bros acreditarem , hoje concerteza não teriamos um Batman de oitma qualidade.

Mas nem sempre foi assim, o Cinema de Primeira resolveu resgatar do fundo do baú e te mostra que para os mais esquecidos que a franquia Batman nem sempre foi tão gloriosa e bilhonária com é hoje em dia.

Batman - o Inicio

Quando surgiu a ideia de se fazer um filme do Batman , muuitosd crfitcos davam como certo o seu fracasso e rejeição dos fãs. Ainda mais quando um até então pouco conhecido Michael Keaton foi escolhiddo entre muitos outros para viver o Cavaleitro das Trevas.

A verdade é que muitos não acreditavam que a Warner estava levando isso a sério mas foi quando Jack Nicholson foi contratado para interpretar o Coringa que ai começaram a olhar diferente. Jack ja era um ator consagrado em Hollywood e tinha bagagem para isso. Tanto que seu nome vem primeiro que o do protagonista Michael Keaton, o que era plausível pois o estúdio precisava de um grande nome para chamar a atenção das pessoas. A atriz Kim Basinger também foi uma adição importante ao elenco e com a direção de Tim Burton que idealizou o filme , Batman não poderia dar errado e não deu.

Batman fez tanto sucesso que menos de um ano , a Warner ja estava se peparando para uma sequência. Mas sem Nicholson no elenco ( já que seu personagem foi morto no primeiro filme ) e uma coisa tem a dizer, a interpretação de Jack Nicholson foi sensacional.

Tim Burton resolveu então colocar ao invés de um vilão no segundo filme, ele quis colocar dois e a ideia deu muito certo. Com Danny Devito e Michelle Pheifer ( respsectivamente Pinguim e Mulher gato ) o filme fez muito sucesso de bilheteria. O longa não chegou a superar o primeiro Batman , mas esteve bem perto disso.

Michelle Pheifer virou simbolo sexual com sua eterna cena lambendo Batman , mesmo com todo sucesso nos cinemas , o diretor Tim Burton resolveu que a franquia Batman teria que ser passada adiante.



O Quase fim de Batman

Quando Burton abandonou o projeto de um terceiro filme , a Warner logo se preocupou em encontrar algume que tivesse o mesmo interesse. Depois de muitos nomes, surgiu o de Joel Schumacher que não era nem um tanto conhecido e claro muitos acreditavam que a franquia precisava de um diretor de nome.

Mesmo assim Schumacher foi o escolhido para dirigir o até então Batman Forever ( Batman Eternamente ) e tinha um novo elenco e um novo Batman já que com a saida de Tim Burton, Michael Keaton também não quis ficar, ou seja era recomeçar do zero.

E assim num elenco que tinha Val Kilmer como o novo Caveleiro das Trevas, Nicole Kidman, Jim Carrey, Tommy Lee Jones e Chris o Donell. O filme tinha tudo para ser um arrasa-quarteirão senão fosse pela história fraca e as cenas infantis e desnecessárias. Mesmo com isso tudo a warner persistiu no erro e deixou Schumacher dirigir o próximo filme que sairia em 1997.

Foi então que tudo foi zerado de novo, a começar por quem iria interpretar o novo Batma já que Val Kilmer tinha sido dispensado.

Foi ai que George Cloney ( astro em ascensão na época ) foi contratado para ser o novo Batman. E com isso também vieram Arnold Schwarzenegger,Uma Thurman,Alicia Silvestone e Chris o Donell ( unico remanecente de Batman Eternamente )

O filme foi um fiasco total de bilheterias no mundo todo e quase deixou o estúdio com problemas financeiros e naquela época Batman & Robin era uma grande promessa no verão americano. Com um fracasso tão grande assim , a Warner chegou a engavetar vários projetos de um novo longa de Batman ( incluido um terceiro filme dirigido po Joel Schumacher ) " Batman Triumphant ".

Nolan chega e Batman renasce

Durante quase sete anos o estúdio se travou e relutou para querer trazer Batman de volta aos cinemas. Mas quando Christopher Nolan surgiu com a ideia de reinventar a origem do Caveliro das Trevas e de um jeito jamasi contado.

Com Nolan no projeto e com David Goyer noroteiro junto a Nolan, o filme ja estava caminho andado. Mas todo grande filme precisa de um protagonista e depois de vários testes Christian Bale foi oe scolhido para viver e ser o quarto Batman das telonas.

O elenco era forte e tinha nomes como Gary Oldman, Morgan Freeman Liam Nesson e Michael Caine. Com uma história nova e cheia de drama e que envolvia o publico e mostrar os reais motivos de se fazer Justiça. Batman Begins se tornou um grande sucesso pela critica , pelo publico em geral e claro pelos fãs.



O Cavaleiro das Trevas e a morte de Ledger

Com o estrondoso sucessod e Batman Begins , nem Warner e nem Nolan perderam tempo e começaram planejar uma sequência do qual o objtivo era maior e ter mais sucesso que o primeiro. Com um elenco mais forte ainda e com o talento de Heather Ledger que concerteza mereceu ganhar um oscar postumo de melhor ator coadjuvante. Com uma interpretação genial ele conduzio e roubou as principais cenas do filme. Mas nem tudo era alegria para o filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas"

Em fevereiro de 2008 Heather Ledger foi encontrado morto em seu apartamento, morto por uma mistura de medicamentos para dormir. Ledger deixou esposa e filho. Ledger partiu tão cedo deixando os fãs do Coringa orfãos, ele se quer viu a estreia do filme e o sucesso que fez.

E um detalhe bem estranho da franquia Batman, porque em Batman Jack Nicholson interpretou o Coringa e seu personagem morreu o que gerou muitas criticas naquela época . Dessa vez Nolan não matou o Coringa mas infelizmente o Ator foi quem morreu.

Batman - O cavleiro das Trevas faturou mais de $1 Bilhão de Doláres e foi sucesso no mundo todo.



A queda ao retorno do Cavaleiro das Trevas




Sem Ledger, Nolan tinha que recriar um nova historia e sem contar com o Coringa pois ele achava muito forte a presença que op ator deixou em seu personagem que não queria ver ele se interpretado por outra pessoa. Surgi então um novo Vilão Bane ( vivido por Tom Hardy ) que têm a missão de ser mais inteligente e destruidor que o Coringa de Ledger.


A Mulher Gato também deu as caras com Anne Hathaway e ainda tinha reforços como Marion Cotillard e Joseph Gordon Levitt .

O longa tinha uma história bem inovadora mas deixou muitas ideias boas de fora e ainda um fial enigmático a lá Christopher Nolan e com um toque de A Origem. Ainda descobrimos que o tempo todo no filme existia um Robin ( Joseph ) mas não o héroi de roupa e sim de uniforme da policia.

Batman : O Cavaleiro das Trevas Ressurge faturou mais de $ 1 Bilhão de doláres e superou " O Cavaeliro das Trevas "



Um novo Rumo e um novo Batman

Com o encontro de "Batman e Superman" marcado para 2015 a Warner procurou muitos canditatos e encontrou em Ben Affleck o futuro da franquia Batman.

Agora é esperar e vermos se qual será o destino de nosso Cavaleiro das Trevas nos cinemas





Comentários