Pular para o conteúdo principal

Especial | A Decadência dos Filmes de Ação

Por Leandro Barreira 



Nos anos 80 e 90, os filmes de ação  praticamente dominavam as telonas e nos trazia os astros mais viscerais destas épocas  como Arnold Schwarzenegger,Sylvester Stallone,Jean-Claude Van Damme,Bruce Willis,Steven Seagal,Dolph Lungren,Jackie Chan,Jet-Li,Mel Gibson e Chuck Norris. 

De fato, as atuações deles não  eram das melhores, porém  o que via era o carisma de cada um,  na sua maneira de fazer com que o filme tivesse o formato desejado por eles e seus diretores. 

Mas depois dos anos 2000, o declínio dos filmes e roteiros  começou a surgir para muitos deles. 


Caso de Schwarzenegger, Willis,Lungren,Seagal, Van Damme,Chan e Li quase não fazem mais filmes para o cinema e sim para home vídeo.  


A explicação talvez seja mais do que "ah o filme tem orçamento baixo,por isso não chega aos cinemas", particularmente discordo nesse sentido, acredito que a razão  para isso, seja que o público alem de ter variado bastante nas últimas décadas,  pouco apreciam filmes desse gênero,  salvo a franquia "Velozes e Furiosos" e "Resident Evil",um diferencial de 2000 pra cá que ainda têm  um público bastante fiel,porém e só elas que se mantem em alto nível. 

Aliás  Vin Diesel,Liam Neeson, Dwayne Johnson vulgo "The Rock" e Jason Statham são os unicos que ainda investem nesse ramo e se dão  bem, mas de novo o carisma é  outra parte fundamental alem de roteiros bem elaborados e com superprodução, podem se manter nesse gênero  por alguns anos.

 Statham alias, esta em cartaz com o longa "MegaTubarão" e Neeson anunciou recentemente que não fará mais filmes voltado com essa temática, talvez vendo que esse gênero já  não  é  tão  interessante.

Stallone ainda faz filmes com essa pegada, atualmente grava Creed 2 , onde dará  pela vida pela oitava vez a Rocky Balboa e prepara para o ano que vem o retorno de John Rambo aos cinemas,e vindo com seu "Rota de Fuga 2",porém  até ele encontra dificuldades,pois seus filmes já  não  possui o mesmo rendimento que tinham.

Ele até  engajou a trilogia "Os Mercenários "na tentativa de trazer todos esses grandes nomes da ação e ate obteve certo êxito nos dois primeiros (inclusive trazendo Chuck Norris de volta aos cinemas, uma vez que o ator já  havia se aposentado do cinema) mas no terceiro  já  houve uma queda e o filme se "perdeu",más  a promessas de um quarto filme vindo por ai.


A verdade é que o público mudou muito, e isso é  normal, faz parte, a transição de atores também é normal, hoje Dwayne é  como um Arnold na década  de 80, o problema vem no gênero,  que sofreu e não  se mantém  com o mesmo brilho de antigamente.

Saudades das épocas  de "tiro,porrada e bomba" que hoje em dia estão sem a mesma energia que havia algum tempo atrás. 

Os bons filmes de ação ficaram no passado.

Comentários