Pular para o conteúdo principal

Especial "O Corvo" | Curiosidades e Fatos que muitos não sabem sobre a Tragédia que Marcou o Último Filme de Brandon Lee



Ator Faleceu aos 28 anos em 1993


Resultado de imagem para brandon lee o corvo
  Nesse dia de Finados, tem um filme que assistir e resolvi reviver a sensação da primeira vez que vi "O Corvo", filme que marcou sendo o último da carreira pródiga do jovem ator Brandon Lee. Assim como seu pai (Bruce Lee), Brandon deixou uma legião de fãs que cultuavam seus trabalhos no fim dos anos 80 e inicio dos 90. 



  Ele praticamente vivia seu auge na carreira quando aceitou o papel de Eric Draven em "O Corvo", um filme que  iria se basear na graphics novel de James O' Barr. 


Porém contarei pelo inicio, e todo começo,surge com uma ideia, um elemento presente. A Obra de James O' Barr começou quando ele resolveu homenagear a sua amada noiva Beverly havia sido atropelada por um motorista bêbado  e acabou morrendo. 
Resultado de imagem para james o barr
James O'Barr criador do personagem

 Depois disso, fato é que James resolveu servir a Marinha dos Estados Unidos e depois , em uma missão na Alemanha, ele acabou fazendo desenhos de uma futura história de quadrinhos. Porém, sua publicação, só foi possível alguns anos depois. A história que viria homenagear sua noiva se chamava "O Corvo"


Em uma entrevista, James disse o seguinte a respeito da forma que a homenageou.


O Corvo é minha última carta de amor para ela. É uma celebração,um funeral e um tipo de terapia. É o meu diário e eu estou compartilhando com você 

Mas alem de mostrar uma forma de lembrar da trágica morte de sua noiva, James também se inspirou no assassinato de um jovem casal. 




A Escolha de Brandon Lee para o papel se deve a seu enorme sucesso nos longas "Rajada de Fogo" (1992) e também da parceria com Dolph Lundgren em "Massacre no Bairro Japonês" (1991). 
Resultado de imagem para Massacre no bairro japones
Capa de Massacre no Bairro Japonês

 A Tragédia e Morte de Brandon
Resultado de imagem para brandon lee
Brandon nos bastidores de O Corvo

 A polêmica cena da morte de Brandon ocorre numa determina cena onde seu personagem Eric Draven, relembra em forma de Flashbacks o momento de sua morte. Essa cena se encontra assim que Eric desperta de sua cova e vai ao apartamento onde vivia ele e Shelly Webster. 

Porém algo deu muito errado, o personagem de Michael Massee, O Funboy, seria o responsável pelo tiro. Mas no dia 31 de março de 1993, uma das balas com pólvora foi misturada acidentalmente com as balas de festim. A cena então foi gravada e o fatídico disparou perfurou o abdome de Brandon e e ficou alojada em sua coluna. Mesmo após uma cirurgia de mais de seis horas, lamentavelmente o ator não resistiu. 
Resultado de imagem para michael massee funboy
Michael Massee

A explicação que foi dada é que as balas de verdade iriam ser usadas em cenas que mostrava um determinado personagem engatilhando a arma. Porém com um erro grave da equipe de produção, uma das balas verdadeiras se misturou com as de festim e foi parar justamente na arma em que Massee iria usa-la. 


A cena do momento em que Lee recebe o tiro, foi usada nas investigações e depois destruída num acordo judicial. 


Brandon morreu faltando menos de um mês para seu casamento com Eliza. 

   
Depois da trágica morte de Brandon, as filmagens foram interrompidas faltando oito dias para concluir o filme. 


 Os atores ficaram extremamente abalados, incluindo Massee que ficou chocado. A vida e carreira do ator nunca mais seria a mesma. Massee ficou tão traumatizado que só voltou a atuar um ano depois. 

 As atrizes Sofia Shinas e Rochelle Davis que interpretavam Shelly e Sarah respectivamente ficaram extremamente chocadas. Uma cena em que Shelly contracena com Eric teve que ser cortada,pois a atriz não se sentia bem em fazer tal cena. Ainda faltava também algumas cenas com a personagem de Rochelle. 


 Essa cena em questão se encontra no filme, quando Sarah está para ir embora do apartamento de Eric e Shelly, o personagem de Brandon Lee surge confirmando para Sarah que ela estava certa da ressurreição de Eric Draven. 


Quando Eric diz " Sarah, eu me importo", ali já não é mais o ator e sim um dublê. 


 Projeto de Conclusão do filme


Após a tragédia, a Paramount Pictures que seria a distribuidora do filme, resolveu sair de cena e o filme só pode ser concluído graças aos esforços de sua mãe, Linda Emery,a noiva de Lee, Eliza Hutton e o diretor Alex Proyas que conseguiram finalizar as últimas cenas com a ajuda de dois dublês, o agora diretor de "John Wick: Um Novo Dia para Matar" Chad Stahelski (que era amigo pessoal de Brandon) e Jeff Cardiente. 



O Sucesso de O Corvo nas bilheterias. 


O longa só pode ser lançado em maio de 1994 e foi um sucesso mundial,fazendo mais de US$ 94 milhões de dólares e consagrando como um  dos filmes mais cultuados da cultura pop. Nos créditos finais do filme, uma singela homenagem a Brandon e Eliza foi colocada em fundo preto com os dizeres "Para Brandon e Eliza". O casamento dos dois estava marcado para o dia 17 de abril de 1993. 



 Até hoje, o filme já teve sequências nos cinemas mas sem expressividade, ganhou uma série de TV e atualmente está em propostas  de voltar ao cinema.


O último a quase ser o novo Eric Draven num remake seria Jason Momoa,mas os conflitos de agenda o impediram de continuar no projeto, assim como o próprio filme ainda segue em desenvolvimento. Antes de Momoa, Bradley Cooper também já havia sido escolhido para ser o roqueiro Draven. 
Resultado de imagem para jason momoa o corvo
Ator quase viveu personagem nos cinemas


Resultado de imagem para Bradley Cooper o corvo
Ator quase viveu o Corvo nos cinemas



Sobre Michael Massee

Resultado de imagem para michael massee funboy

  O ator ficou marcado pela morte acidental de Lee. Depois de quase um ano sem atuar, ele voltou e fez alguns filmes e participações de séries de TV como House. 

Foi entendido por Eliza e a família de Brandon, que  foi um acidente trágico e foi descartada qualquer possibilidade de processar Massee.


Em 20 de outubro de 2016, o ator faleceu devido a um câncer de Estômago. 


Resultado de imagem para brandon lee o corvo
O futuro de O Corvo ainda está incerto nos cinemas, mas caso aconteça esse filme, que seja uma homenagem a Brandon Lee que deixou de forma tão precoce e com potencial para ser um ator de filmes de ação. 


Curisidades

O que pouca gente sabe é que assim que terminasse as filmagens de "O Corvo", Brandon já iria filmar o longa baseado no clássico game "Mortal Kombat".

Até hoje não se sabe qual personagem ele iria viver,mas boatos diziam que seria Liu Kang ou Johnny Cage. 

Um roteiro foi feito para que fosse uma longa de ação aos passos de Rajada de Fogo e que a Warner acabou comprando.Porém com a morte do ator, o roteiro foi reescrito para que fosse usado em Máquina Mortífera, mas o roteiro acabou sendo reescrito e vendido para a FOX que fez o longa Duro de Matar: Vingança. 


Cinema de Primeira 
Escrito por Leandro Barreira

Carioca, apaixonado por cinema, Nerd Extremista
E tem como frase chave em sua vida 
"No dia mais claro
Na noite mais densa
O mal sucumbirá ante à minha presença
Quem comete a maldade tudo perde"









Comentários