Pular para o conteúdo principal

Especial Charles Chaplin- O Ícone do cinema mudo

 Um dos maiores Atores do século passado e com certeza, o mestre do cinema mudo, é assim que defino Charles Spencer Chaplin.  Confira fatos interessantes na vida do ator.




Nascido em 16 de abril de 1889 em Walworth, Londres, Charles Spencer Chaplin, sempre gostou de atuar. Quando criança, ele teve uma grava doença que o deixou de cama por algumas semanas, então sua mãe se sentava à janela e encenava o que estava acontecendo do lado de fora. Segundo ele, foi daí que a paixão pela atuação surgiu.Trabalhou em diversas peças de teatro, mas foi com sua carreira nos cinemas que ele se transformou em uma lenda na história da sétima arte.
 Chaplin é um dos principais ícones do gênero por sua facilidade de expressão através de gestos – as famosas mímicas – e pela comédia pastelão influenciada pelo teatro, em que tudo é muito exagerado.
Chaplin dedicou sua vida à carreira artística, que durou mais de 75 anos. , seu talento foi reconhecido enquanto ele ainda estava bem vivo e ativo, o que o tornou um grande astro. Isso fez dele um alvo fácil para a imprensa e, dessa forma, seus filmes e a vida particular sempre foram assuntos que deram o que falar. 

Um dos maiores legados deixados pelo ator foi a United Artists, companhia de distribuição de filmes





No cinema, seu papel mais famoso foi o personagem The Tramp, que no Brasil ficou conhecido como o vagabundo , que era um andarilho de gestos refinados, apesar do visual desleixado e decadente.


Assista um dos seus vídeos mais famosos e que retrata bem o seu dom de atuar.




-Em 1925, se tornou o primeiro ator a estampar a capa da revista “Time”.



Estava com 73 anos quando seu filho mais novo nasceu.
- Durante os 75 anos de carreira, escreveu e atuou em 87 trabalhos e dirigiu 74 deles.
- Em 1992, foi interpretado por Robert Downey Jr. no filme biográfico “Chaplin”.

- No dia 3 de março de 1978, seu corpo foi roubado do cemitério Corsier-Sur-Vevey e só foi encontrado pela polícia em 18 de maio. Após a recuperação do corpo, Chaplin foi reenterrado no mesmo local, mas com uma grande lápide de cimento.


O ator começou a ter problemas de saúde após rodar o longa “A Countess from Hong Kong” em 1967. Dez anos mais tarde, começou a usar cadeira de rodas para se locomover e não falava mais direito. Chaplin morreu aos 88 anos por contra de um derrame cerebral no dia 25 de dezembro de 1977.

Comentários