Pular para o conteúdo principal

Rocky Balboa / A Trajetória

  Relembre a trajetória do boxeador mais famoso de Hollywood.

    Com certeza se você têm entre 25 a 35 anos vai se lembra dessa franquia com boas lembranças. Sylvester Stallone imortalizou em seu alter-ego o lutador de boxe Rocky Balboa, que simplesmente foi o maior dos pugilista nos cinemas.

O Cinema de Primeira resolveu contar  um pouco da história dessa franquia que teve mais altos do que baixos e que se encerrou com chave de ouro.
   
Rocky - O Começo de uma de lenda ( 1975)


O filme começa em 1975, nas favelas da kenshigton seção de Filadélfia , na noite de Ação de Graças. Rocky Balboa está lutando Aranha Rico em um ringue de boxe local chamado Clube da Luta Cambria (apelidado de "The Bucket of Blood") dentro de uma capela. Na segunda rodada, Rico bate Balboa com uma cabeçada, deixando um corte na testa. Enfurecido, Rocky oferece uma saraivada de socos vicioso, batendo Rico fora. Depois, Rocky vai para coletar um empréstimo para seu chefe Tony Gazzo.Mesmo que o cliente não tinha todo o dinheiro, Rocky não quebrou o polegar, embora Gazzo ordenou-lhe para fazê-lo. Mais tarde, Rocky pára no ginásio de boxe local e descobre que ele perdeu seu armário para um concorrente.

Balboa ganha sua grande chance quando o World Heavyweight Champion indiscutível Apollo Creed- vulgo o Doutrinador, decide que ele quer dar um lutador desconhecido a chance de lutar pelo título depois de sua pretendida.


A luta durou por cerca de 15 rounds e mesmo ganhado por decisão dos juizes, Apollo se sentiu humilhado pois pela primeira ele percebeu que talvez não fosse ganhar. 


Rocky 2 - A Revanche e o título Mundial (1976)

Com o sucesso e um Oscar de melhor filme , Sylvester Stallone não pensou duas vezes e já emendou uma sequência e queria que o filme obtivesse o mesmo exito que seu primeiro. Apollo resolve criar uma revacnhe e provar ao mundo que ele era muito superior a Rocky Balboa que ficou mundialmente conhecido como o Homem que parou Apollo - O Doutrinador. Assim que ganha o título de Apollo Creed, após uma revanche que ocorreu no ano de 1979, Rocky defende o título 10 vezes, sagrando-se vitorioso em todas elas.




É dita com até hoje uma das melhores lutas de Balboa, pois ele teve que se esforça muito para ganhar de Apollo. O Longa não conseguiu bater o primeiro filme, mas criou uma legião de fãs e ganhou bem no marketing promocional do filme.






Rocky 3 - A perda do título e de seu mentor até o auge da consagração. ( 1978)


Um novo adversário aparece Mr. T, que interpreta Clubber Lang, o novo adversário de Rocky, desempenhando o papel de boxe vilão típico: um cara durão que chora muito e melhor boxeador.Também aparecem no filme Terry "Hulk Hogan" Bollea, jogando Thunderlips, o papel ajudou Hogan a ser conhecido.


Pela segunda vez Stalone assumia a direção deixada por John G.Alvinsen ( Rocky ). O filme mostra em todo tempo o auge da carreira de Balboa que defende por 10 vezes seguidas o seu título de campeão mundial , até sua derrota para Clubber Lang e a perda de seu mentor ( Mickey).

  
Apesar de todos esses acontecimentos , o filme tenta sempre mostrar que além do lutador , existe uma pessoa com sentimentos. Treinado agora por Apollo Creed que antes fora seu maior rival, Balboa busca em o amor a sua esposa e filho uma nova chance de mostrar seu valor e se aposentar com chave ou melhor cinturão de ouro. Depois de muitos rounds , Rocky ganha e mostra para Cluber Lang que vencer não é tudo e sim ter respeito até mesmo pelos seus adversários. A clássica rixa entre Rocky e Apollo ainda é mostrada no final do terceiro filme, quando os dois se enfrentam em um ringue de boxeiam em um ginásio velho.

Rocky 4 - Morte de um amigo e  em busca de vingança (1985)

  




Depois dos eventos do terceiro filme, Rocky se aposenta mas isso iria dura pouco , pois emergia da antiga união Soviética , Ivan drago ( Dolph Lundgren ) que iria criar um ódio mortal em Balboa após ver seu amigo de ringue ( Apollo Creed ) morrer depois de ser surrado pelo grandalhão. Stallone dirigindo pela terceira vez a franquia, resolveu mostra o lutador ao seu extremo e um treinamento duro parar derrotar o seu terrível adversário. Com muitas pancadarias e muito sangue, Rocky vence no país de seu rival e ganha o respeito de quem o criticou e vaiou.

  Rocky 5 - Vencendo fora dos ringues (1990)
    


O quinto filme foi marcado pela volta de John G.Alvinsen na direção, mas o que era pra ser considerado um filme que poderia dar um ponto final e encerrar em chave de ouro , se transformou no maior fracasso de bilheteria da franquia. Com uma história pobre e enredo fraco demais , nem mesmo todo o carisma de Stallone que dizia que esse era o melhor de Rocky, não foram o suficiente para convencer de que o filme era  realmente bom.
Com isso por mais de 15 anos Stallone evitou fazer uma ultima sequência para encerra a franquia,mas a vontade dos fãs falou mais alto e a do ator também.

Rocky 6 - Encerrando como campeão ( 2006)
 



Em 2006, depois de mais de 30 anos desde que suou o primeiro gongo. Stallone se via nos ringues novamente para fazer seu último debute e fechar com cinturão de ouro. O filme é bem simples e envolvente e mostra que ganhar não é tudo mas sim mostra que você pode ser o melhor sem contar com idade ou agilidade.


Um filme belíssimo e com todo talento de Sylvestre Stallone, que produziu, roteirizou, estrelou e claro dirigiu a ultima faceta do grande Rocky Balboa.

    Creed (2016)

  
    Com todo esse sucesso e que durante décadas levaram  ao público a torcer tanto por Balboa que seria difícil uma despedida definitiva. 

    Por isso,  começaram as filmagens do primeiro derivado da franquia, que agora terá como foco o filho de Apollo Creed que será vivido por Michael B. Jordan ( o tocha humana do novo Quarteto Fantástico). Nelas é claro que veremos Stallone de novo como o grande mentor do jovem. 


  A previsão é que o filme seja lançado em 2016. 

Comentários