Pular para o conteúdo principal

Análise Geek : A Decadência de Hollywood e seus Blockbusters !




   Foi o tempo que Hollywood tinha muita criatividade para nos presentear com bons filmes. No dias atuais, nos deparamos com uma série crise de "Ou se faz um reboot ou uma Sequência", é impressionante como nos últimos 16 anos se fez tantas sequência desenfreadas. 

   O Análise Geek de hoje, tenta entender como que o lugar onde deveria se "A casa do Cinema" está tão decadente. 


   Cinema é Lucro ! 


   Para os executivos de grandes estúdios o que importa mesmo é o grande lucro. Não precisa ter uma grande história, roteiro decente,passar idealismo ou se quer um filme tocante. O negócio deles é grana e mais grana.  


    Quer um exemplo disso ? Transformers, uma franquia comandada pelo diretor Michael Bay, que apesar de ter um ou dois filmes decentes, se perdeu ao longo dos anos e virou só criador de dinheiro. Para se ter ideia, os dois últimos filmes (Transformers: O Lado Oculto da Lua e A Extinção)  fizeram mais de US$ 1 bilhão cada, e isso não é porque o filme é excelente ou porque tem boa história, e sim pelas cenas de ação insanas que os longas apresentam. 


  Esse é um grande exemplo de filme que foi criado só para fazer grana e nem se dá muito o trabalho de fazer com que se tenha uma grande história ou uma lógica de ideia para se ter sequências. É só e exclusivamente grana, não é a toa que no ano que vem, chega o quinto filme da franquia "O Último Cavaleiro", que na verdade está longe de ser o último vamos falar francamente né. O Diretor já anúncio que haverá mais dois longas e um spin-off. Haja vontade e comodismo para tal. 


   Mas Transformers não é o único que está nessa brincadeira de se fazer péssimos filmes mas com rendimento satisfatório. A franquia "Resident Evil" é outro fiasco, e olha que os dois primeiros foram muito bons, más quando o estúdio viu que poderia arrecadar mais grana, aí já viu né ? Mais filmes e mais filmes. Ela se encerra no ano que vem com o "tão" esperado Resident Evil - Capitulo Final, que promete por um fim a essa agonia.  

  Mas é claro que se o sexto filme fizer uma grana maior ou igual ao quinto longa, fica difícil de imaginar que a Sony não queira ganhar mais uma bagatela em torno dessa franquia. 



  O que nos mostra é que Hollywood não quer mais filmes que agrade o grande público com grandes histórias e até que te cative a fazer uma continuação. Fazer sequências não é o grande pecado, mas quando o filme tem consistência é até válido. Existem bons exemplos disso como "De Volta Para o Futuro,Trilogia Cavaleiro das Trevas,Trilogia Star Trek (recente) e até a quadrilogia James  Bond de Daniel Craig são excelentes filmes. 


 Esse longas e outros q também fizeram sucesso, tiveram os seus porquês para terem suas devidas continuações. 

   Quando não Tem Criatividade , Tem Reboot ! 

  Alem das sequências horrendas e péssimas q muitos estúdios cismam em fazer, a também um fator que está crescendo nos últimos dez anos....o Reboot. 

  Não é apenas recriar a história de um filme, e sim querer faturar de novo em cima de algo que ja foi faturado anos antes. Exemplos temos a franquia "Homem-Aranha" que teve uma trilogia até bem sucedida pelo diretor Sam Raimi, mas a Sony achou que tava na hora de beber um pouco mais da fonte e então decidiu fazer um "reboot"  em 2012 com o incrível (só que não) "Espetacular Homem-Aranha". O filme agora estrelado por Andrew Garfield até que fez uma grana boa nos dois fiascos que teve, más aí a acabou que num acordo os direitos voltaram para a Marvel e adivinha o que temos em 2017 ? Outro reboot ! . 


 Más dessa vez, não será uma história de origem mas também nem precisa né ? , visto que já teve duas origens mostradas entre 2002 e 2012. 

  A própria franquia Star Trek que foi dirigida por J.J. Abrams e Justin Lin que fizeram é um reboot,más um  que deu certo e que teve sequências, mas são raras exceções. 


  Outra exceção é "Velozes e Furiosos" como não falar deles né ? Começaram com um filme meia boca em 2002 e que depois de dois fiascos (Mais Velozes e Mais Furiosos e Desafio em Tóquio), a franquia finalmente se acertou no quarto,quinto,sexto e sétimo filmes. E que venha o Oitavo,nono e décimo porque quando dá certo, e se têm história, aí faz sentido ter algo para dá ao público e que claro que venha mais grana pro bolso deles (Executivos). 





   O Futuro Em Hollywood !


Não vejo com grandes expectativas que os estúdios se esforcem para ter bons roteiros,a ideia que venham mais sequências de filmes ruins e reboot de filmes que deram certo e outros que não deram. Tanto é que hoje (26/092016), Saiu a notícia que a Summit Entertainment quer fazer sequências de Crepúsculo.


 Ou seja mais sequências sem cabimento.....  
   

Comentários