Pular para o conteúdo principal

A História de Superação de Halle Berry | Da Infância Pobre ao Oscar

                                         Esforço e Superação andam com ela 




     A jornada da vitória por muitas vezes exigi de nós muitos sacrifícios, o caminho nunca é fácil meus amigos, mesmo quando parece que é. 


 Que é o caso da nossa personagem de hoje, que no início de sua vida ainda não famosa, enfrentou muitos problemas familiares, dificuldades financeiras terríveis e mesmo assim encarou todas as paredes que cresciam a sua frente e derrubou todas elas. 

 Me refiro a atriz Maria Halle Berry, que desde de cedo sempre sonhou em ser atriz. E essa história, é o relato da trajetória de alguém que venceu todos os obstáculos, superou o preconceito e venceu a pobreza. 


  Nascida em Cleveland, Ohio em 1966 e conviveu sua infância num dos bairros mais pobres da cidade.  Filha de uma enfermeira que fazia horas extras em alas psiquiátricas para sustentar Halle e sua irmã Judith, a atriz cresceu sem o convívio com o pai que fora embora de casa quando Halle tinha apenas 4 anos de idade.  


O surgimento dele na vida das filhas era muito ocasional e sempre que aparecia, estava muito bêbado e possuía um forte apelo machista. Mas ele acabou sendo afastado pela justiça e teve que mantém distância das próprias filhas após ter dado uma surra nelas em 1976. 


Halle Berry criança e adulta

O início da carreira para Halle começou em concursos de belezas. Ela havia entendido e percebido naquela época , que sua beleza seria o caminho para alcançar uma posição mais confortável para ela e sua família. 

Foi então que ela ainda no colegial se inscreveu para o Concurso de Beleza do Ensino Médio "Cuyahoga Community College" e acabou se tornando rainha em 1984.  



 Em 1985, ela concorreu ao Miss America Teen e acabou ganhando, esperando atingir sua maioridade, ela concorreu em 1986 ao Miss America Oficial, já como Miss Ohio, ela quase foi eleita Miss Estados Unidos, perdendo para a Texana Christy Fichtner porém ficou com o titulo de "Primeira Princesa" 
Halle no Miss America



   


 E assim foi os primeiros passos de Halle beirando a fama que ela já desde de nova almeja a fim de sair de sua condição pobre e mudar sua vida e de sua família.  


Participou também do Miss Universo, no qual terminou em segundo ainda em 1986. Ela também entrou para a história como a primeira afro-descendente a participar do Miss Mundo. 

Ela terminou em sexto lugar nesta competição.  
  

  Enquanto participava de alguns concursos de Beleza, Halle trabalhou muito mas sempre visando seu sonho de ser atriz. Morando em um bairro extremamente pobre e de maioria branca na época, a atriz acabou tendo de enfrentar o preconceito de muitos e até com palavras ofensivas pela sua cor de pele.  


 Ela acabou depois se mudando e indo morar em Chicago, onde queria cursar  artes dramáticas. Neste período, ela chegou a trabalhar de garçonete e morou em diversos bairros da cidade,más só ganhava o básico para se manter. No início ela encontrou dificuldades e não conseguia ganhar nenhum papel em algum filme, apenas participava de comerciais e anúncios. 


Não tendo espaço nenhum em Chicago, ela embarca para Manhattan na esperança de conseguir se firma como atriz. Ela até se candidatou para ser uma das "Panteras" , série que estava surgindo ainda (1989),mas ela foi rejeitada. Sua carreira de modelo em concursos e anúncios também já não estava indo muito bem.

Chegou um momento da sua vida, que ela precisou morar em albergues de sem-tetos por está sem dinheiro. Foi uma época crítica para a futura atriz, pois não tinha moradia fixa e sempre pulava de albergue para outro. 

Até que ela conseguiu ser "O rosto Oficial" da Revlon, ai ela começou a participar de algumas pontas em séries de TV, mas sem ter nenhum destaque até então.  


Sua primeira grande oportunidade veio na série de TV "Living Dolls" que era um drama e a personagem de Halle era uma modelo insatisfeita,mas a série não vingou e acabou sendo cancelada.  

Nessa época a atriz descobriu ser portadora de diabetes e por conta disso, ela desmaiou certa vez nos sets.  
Halle no elenco de Living Dolls


Mesmo assim, foi Living Dolls que abriu os caminhos para atriz conseguir seu primeiro grande papel no filme "Febre da Selva" isso já em 1991.  


Halle em 1991

Foi então que a carreira de Halle começou a da uma melhorada. Participou de alguns filmes como "O Príncipe da Mulheres com Eddie Murphy (1992), Os Flintstones (1994), Destino de Uma Vida(1995), Salomão e a Rainha de Sabá(1995), Momento Crítico(1996),Politicamente Incorreto(1998).

Em 1999, ela entra na série "Dorothy Danbridge - O brilho de uma estrela", onde interpretava uma celebre cantora e atriz norte-americana que entrou para história por ser a primeira atriz afro-americana a ser indicada ao Oscar como melhor atriz e foi por esse papel que ela acabou ganhando seu dois primeiros grandes prêmios com um Emmy e Globo de Ouro na categoria de melhor atriz. 





Halle em Dorothy Danbridge




Em 1999 ela começa as filmagens para o longa "X-Men: The Movie", filme que a colocaria como a mutante dos quadrinhos "Tempestade". e que voltaria a interpretar em mais três longas com o passar dos anos. 

O filme foi um sucesso de crítica e público e abriu as portas para uma nova safra de filmes de heróis que viriam pela frente a surgir. 

 Mas aí caro leitor, você deve está pensando "Ah ela conseguiu realiza seu sonho e já não havia dificuldades".Porém não foi assim, mesmo com a fama iminente e papeis importantes vindo na sua carreira, em sua vida pessoal entre 93 á 97, não ia bem.  


Ainda em 1993, Halle Berry se casou com um  jogador de Beisebol que até então ela achava que era o amor da sua vida,porém as agressões físicas acabaram com o casamento e em 1997, ela se divorciou. 


As agressões foram tão fortes, que ela perdeu um pouco da audição de um de seus ouvidos. 

Passando por esse inferno pessoal, ela matinha uma carreira em progresso.  Foi quando em 2001, lançou o filme "A Última Ceia" que lhe daria o tão sonhado Oscar em 2002.  Se tornando a primeira atriz negra a ganhar na principal categoria de melhor atriz no Oscar.  



Confira ela recebendo a estatueta: 







Halle com o Oscar de Melhor Atriz em 2002

Esse longa lhe rendeu alem do Oscar, outros prêmios como "Urso de Prata e Screens Actor Guild".


Ela também entrou na história da franquia "James Bond-007", por ser a primeira atriz que ganhou o Oscar a participar de um filme como Bond Girl. 

Depois disso a atriz fez alguns outros filmes de sucesso como X-Men 2 (2003), Na Companhia do Medo (2003), mas também fez produções de gosto duvidoso como o longa Mulher-Gato(2004), que a fez ganhar o "Framboesa de Ouro" na categoria de pior atriz. 


Halle como sempre simpática e demonstrando bom humor, foi receber o "prêmio" no evento e fez discurso e tudo, confira : 



Na vida pessoal ela  foi casada com Olivier Martinez em 2013 até 2015, e desse fruto ela teve dois filhos.

Halle  Berry ajudou a sua família e considera sua mãe a sua melhor amiga. Ela só chegou onde está, graças a muito esforço, persistência, superação e dedicação.  



Halle em John Wick 3
Ela poderá ser vista em breve nos cinemas ao lado do Ator Keanu Reeves (Leia sua história de vida clicando aqui) em "John Wick Capítulo 3 : Parabellum"

Então se você possui um sonho, almeja alcançar um novo patamar na sua carreira profissional, não desista. Persista até o fim, todo esforço gera recompensas.  


 Dedico está matéria a todas as pessoas que buscam assim como Halle Berry buscou e alcançou, ter seus sonhos realizados.  




Cinema de Primeira 
Escrito por Leandro Barreira
Carioca, apaixonado por cinema, Nerd Extremista
E tem como lema chave em sua vida 
"No dia mais claro
Na noite mais densa
O mal sucumbirá ante à minha presença
Quem comete a maldade tudo perde"

Comentários

  1. Halle é uma das atrizes que mais admiro. Nenhuma atriz negra consegue fazer sucesso sem ter muito talento, as de pele branca sim conheço muitas, mas as negras precisam realmente de muito talento para vencerem. É bom saber que a Halle também tem prensença de espírito para lidar com situações como o prêmio Framboeza de Ouro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário