Pular para o conteúdo principal

Especial Cinema | Saiba a Importância de um Diretor e Produtor de um Filme

Profissionais que fazem toda a diferença 

iSotck

   Fazer um filme não é tão simples como muita gente pensa. O importante é fazer a obra que ainda está escrita em um roteiro se transformar e se elevar da forma como o diretor e produção querem que siga. 


Por isso, vou falar da importância das funções de diretor e produtor executivo dentro de um filme. Até mesmo a nível de curiosidade para quem um dia quiser trabalhar na eventual área.  


Diretor de Cinema 



Essa é uma função que eu poderia chamar de regente, pois ele é o grande responsável por ter o planejamento, estudar o roteiro detalhadamente, tanto escrito quanto num storyboard, passo a passo para elaborar o que vai ganhar vida na grande telona.  

Geralmente, o diretor conta com dois assistentes de direção que tem funções  partindo do proposto em auxiliar o diretor da melhor forma possível. O primeiro assistente de direção têm a função de conhecer o roteiro tão perfeitamente bem, tem que saber também a cena em seu plano e intensidade dramática dos atores para serem usadas em cena. Papel super importante para que auxilie o diretor a não se perde na linha traçada dentro do contexto do filme. 

O tempo como em tudo na vida é essencial, e em um filme também  não é diferente. Cabe o primeiro assistente a controlar o tempo de duração de cada cena. 


A função basicamente do segundo assistente de direção é dá continuidade ao plano de cena desenvolvido pelo primeiro assistente. Fazer que as sequências de cenas não se perca em detalhes como cenário, figurino, maquiagem, tudo tem que ser milimetricamente igual ao plano anterior, nada pode passar por desapercebido. Exemplo: Um longa é rodado com uma cena dentro de uma vila, onde tem roupas colocadas em um varal . A cena é gravada e no plano sequência dela, tudo tem que está exatamente igual a cena anterior, até a quantidade de roupas e cores dela nesse mesmo varal onde a cena anterior filmou.  



Hoje em dia, filmes como Blockbusters como os longas da Marvel entre outros, pode contar com até três assistentes de direção.  


Produtor

Dentro da produção de um filme,existem dois cargos imensamente importantes que são : Produtor Executivo e Diretor de Produção.  

A função do produtor executivo é de administrar a verba requisitada do filme e direcionar os gastos necessários para a produção durante as filmagens.  


A função do Diretor de Produção é ele o responsável por entrar em contato com as empresas de equipamentos, atores,equipe técnica, locações onde o longa será rodado e sempre procurando da melhor forma possível atender as necessidades do diretor.  


Ele também é responsável por recolher de cada diretor (arte,fotografia e filme) tudo que eles irão precisar para realizar o projeto e fazer uma lista e apresentar para o Produtor Executivo.Sendo aprovado o orçamento, ir com sua equipe atrás dos requisitos necessários 

É de função do Diretor de Produção, se reunir com o diretor do filme e analisar o tempo de duração das filmagens e traçar um prazo que deve ser cumprido. Ele também tem que ter total conhecimento do roteiro e analisar a ordem que deve ser gravadas as cenas do longa. 

Exemplo: Um filme de grande porte precisa ser rodado em apenas 6 meses. Então tudo tem que ser avaliado para que nenhum inconveniente atrase o andamento do longa. 


A função de produtor é extremamente importância, sem ele, o filme não sai.  


Cinema de Primeira
Escrito por Leandro Barreira
Carioca, apaixonado por cinema, Nerd Extremista
E tem como lema chave em sua vida
"No dia mais claro
Na noite mais densa
O mal sucumbirá ante à minha presença
Quem comete a maldade tudo perde"

Comentários