Pular para o conteúdo principal

Depois da Terra | Will Smith Planejava Criar um Universo Expandido com o Filme e Rivalizar com o UCM

Longa não foi bem nas bilheterias 



  Todo mundo sabe do talento e das boas atuações do ator Will Smith. Ele já nos fez chorar em "A Procura da Felicidade" e "Sete Vidas" e recentemente encheu de ação no longa "Bad Boys Para Sempre". Porém o ator tinha em mente transformar um filme em um universo expandido e fazer uma franquia de sucesso com o longa "Depois da Terra".  


 Tudo isso revelado pelo escritor Ben Fritz em seu livro "The Big Picture: The Fight for the Future of Movies, onde o escritor conta com foi a forma que o ator planejava fazer do filme um universo compartilhado para rivalizar com franquias já estabelecidas como Star Wars, Star Trek e o UCM (Universo Cinematográfico Marvel).  


E não para por aí......


Smith estava tão empolgado com essa ideia que sua equipe elaborou um roteiro de mais de 294 páginas onde se criava todo o enredo antes e depois da história do longa "Depois da Terra".  

A parceria do ator com a Sony era muito mais que somente o filme. Will pretendia elaborar uma sequência, uma animação, um programa de TV, um programa infantil, um jogo de videogame,um documentário, uma colonia de perfume, produtos do filme e ainda uma rede social do filme.  


Tudo era extremamente ambicioso demais e se tivesse dado certo, o ator hoje estaria ganhando milhões e milhões de dólares em lucros com a ideia. Aliás o programa infantil tinha como ideia uma parceria com a NASA. 


Porém a Sony não estava tão empolgada quanto o ator. Porém acabou aceitando e disposta a fazer o longa do jeito que o ator queria levar para as telonas. Com a direção de M. Night Shyamalan (Fragmentado e Vidro) o história parecia ser um diferencial naquele momento.  

O Roteiro foi reescrito de forma que o filho de Smith tivesse mais tempo de tela, pois a ideia de Will era da mais espaço ao personagem de Jaden no filme.


Infelizmente o longa não foi bem recebido nas bilheterias e acabou amargando um fracasso. Nos Estados Unidos o filme fez apenas US $61 milhões dólares (muito abaixo do que se esperava ). Com mais US $183 milhões ao redor do mundo, o longa saiu dos cinemas com um total apenas de US $243 milhões no mundo todo. 


Com um orçamento de US$ 130 milhões fora o marketing, o prejuízo foi grande e  o valor arrecadado não pagou as contas do filme no geral. 

 O longa acabou não tendo boas críticas dos especialistas e o desempenho ruim do filme deixou o ator bastante triste.  


O que pode se explicar o fracasso de Depois da Terra, possa ser na verdade  o lançamento envelhecido para o filme. Se esse filme fosse lançado alguns anos antes, ele certamente atrairia mais o grande publico. 


Em Depois da Terra contou a história de Cypher que  embarca em uma viagem espacial ao lado do filho, Kitai, mas uma chuva de asteroides os forçam a pousar na Terra, que há mil anos não é habitada por humanos. Com Cypher gravemente ferido, Kitai enfrenta grandes perigos na busca do sinalizador, o único objeto que pode ajudá-los a voltar para casa.


Cinema de Primeira Brasil é escrito e editado por Leandro Barreira, que é Nerd Extremista, fã de séries,games e viciado em filmes.  Carioca de coração e que possui um juramento em sua vida: 

"No dia mais claro
Na noite mais densa
O mal sucumbirá ante à minha presença
Quem comete a maldade tudo perde" 

Comentários